domingo, 16 de agosto de 2009

Humildade nas Organizações


Admiro aquelas pessoas que normalmente são chamadas pelos outros de profissional multifuncional ou "bombril". Algumas características são comuns a estas pessoas, tais como: comprome
timento, garra, atitude, desprendimento, vontade, autoconfiança e tantos outros atributos que tornam estas criaturas tão especiais.

Creio que por isso, se destaquem em tudo o que se propõem a fazer. Buscam fazer o melhor, de maneira prática, ágil, para dar tempo de cumprir com tantas outras tarefas, porque pessoas assim não param. Esão sempre envolvidas em compromissos, assumem com diversas frentes e cumprem.

Enquanto isso, vão se divertindo fazendo o que gostam, servindo e sendo servidos, acumulando conhecimento, aumentando o networking, e deixando portas abertas pelos 4 cantos.

E daí vem a importância do que o sociólogo italiano Domenico de Masi, autor do Livro Ócio Criativo diz: "O que não vai caber no mercado é o bitolado que não enxerga além do seu ramo de atuação".

Para estes que já estão acostumados a lidar com as diferenças e mudanças, não encontrarão dificuldade em se inserirem num mercado que busca por profissionais interessados em conhecer sobre todos os setores de uma Organização ou indo mais além, interessados em conhecer sobre diversos segmentos nas diversas Organizações. Ávidos por aprender, interessados e antenados com o mercado, percebem que este comportamento é um investimento tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.

Não citei uma característica normalmente presente neste profissional e possivelmente a mais importante, pois é esta que alimenta as demais, que é a humildade.

A minha admiração por eles repousa em particular, na presença desta característica.




3 comentários:

  1. Mãe,muito bom esse texto!
    Afinal,seus textos são muito interessantes! Admiro você e sua sabedoria!
    Beeijos sua filha Jordana

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, Sandra. Parabéns!
    Admiro profissionais do tipo "multiuso" e creio que o mercado já começa a sinalizar uma demanda para trabalhadores acima disso.
    Sabe aquele "craque" do time, que nem precisa correr muito para fazer jogadas maravilhosas? Aquele jogador inteligente que em meio palmo de campo pode decidir uma partida? Poisé... Com a tecnologia cada vez mais presente, não precisa correr tanto, basta fazer jogadas maravilhosas e decidir a partida usando a "cuca". Aí mesmo, na frente do PC, usando a internet e o telefone você pode ser um Kaká (que é humilde) nas organizações.
    Abraço!
    Alamir.

    ResponderExcluir
  3. Sandra, minha filha, desde que nasceste e iniciaste teus primeiros passos, que descobri seres um "Prodigio"...
    Tenho orgulho de ti!

    ResponderExcluir