sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Banheiros




Estranho o assunto que vou abordar.

Dentre outros, também ministro cursos de Atendimento ao Cliente e como cliente procuro observar o atendimento e os serviços oferecidos em qualquer ambiente que eu frequente do fisico ao virtual, mas vou me ater aos ambientes fisicos.

Naturalmente que identifico muitos erros e isso é natural num país onde reina a improvisação. Há exceções e em diversos estabelecimentos já fui bem atendida mas não me lembro de ter tido esta impressão de todos os atendentes. O mérito é sempre de algum que se destaca.
Mas, ultimamente tenho estado muito atenta aos banheiros.

Certa vez alguém me disse e desde então por vezes exponho, quando necessário que "não se frequenta um bom restaurante pelo banheiro, mas deixa-se de frequentar um bom restaurante por causa do banheiro" e é verdade. Mesmo que a gastronomia seja de um paladar inigualável, ao conhecer o banheiro e se deparar com um ambiente mal cuidado, sem manutenção na limpeza e higiene, com odor fétido, a impressão que se tem é que a mesma higiene é aplicada na cozinha.
Tenho o hábito de frequentar semanalmente um local onde me sinto muito bem porém quando utilizo o banheiro me sinto mal e então, como já conheço as pessoas da administração, comentei da impressão que tenho sobre o banheiro e do quanto me incomoda e a resposta foi a seguinte: "Vamos tomar providências para que este problema seja solucionado. Como nós, clientes internos não utilizamos os banheiros disponibilizdos para os clientes, não tomamos conhecimento do estado dos mesmos até que um cliente externo nos informe e lhe agradeço por ter nos exposto sua insatisfação."
A resposta obtida foi muito boa e bem elaborada, porém algo me chamou a atenção e observei que não só eles, como também eu, como gestora há alguns anos atrás, cometi o mesmo erro.

Se hoje tivesse a oportunidade de gerir outro negócio próprio, me obrigaria a utilizar o mesmo banheiro designado para os clientes e não só isso como também os demais serviços.
Estando externa não telefonaria para o celular de algum colaborador interno. Faria a ligação para a central para passar pelo que o cliente passa. Acessaria o site todos os dias para acompanhar as informações e serviços disponibilizados. Muitas outras situações podem ser vivenciadas pelos gestores antes que os clientes passem por elas e assim evitar a insatisfação por problemas de fácil solução.

Fica aqui a dica para uma melhor gestão. E uma melhor gestão não está apenas nas grandes ações pois estas começam nas pequenas mudanças implementadas na rotina.



Um comentário:

  1. Querida Sandra,

    Ao falar de questões relacionadas a gestão de serviços, concordo contigo plenamente e acrescento: Seria interessante que o gerente de um determinado serviço passasse pelo menos um dia por mês executando o serviço de seus chefiados.Tive um gerente na Sabesp, no departamento de cobrança, que uma vez por mês ia pro balcão e ficava atendendo parcelamento de contas (o serviço mais chato do departamento). Ele dizia que não poderia argumentar a favor ou contra as idéias e os fazeres do pessoal do atendimento se não realizasse atendimentos também! Ele também passava um dia por mês atendendo diretamente os telefonemas do departamento um dia por mês era o encarregado (por sí próprio) pela emissão do relatório diário e por sua distribuição.
    Essa idéia, me parece, vale para empresa, mas também para a escola, para nossa casa e para todos os lugares onde desenvolvemos algum tipo de tarefa!
    Como sempre você coloca a gente pra pensar, né?
    Beijokas paulistanas!

    Flávio

    ResponderExcluir