sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo (versão 2010)


No último dia de 2008 postei um artigo sobre este tema e retorno agora ao assunto para divagar um pouco mais.

Ao ler o artigo anterior percebi que os meus desejos se concretizaram até porque dependiam muito mais das minhas escolhas e decisões que poderiam ter sido estabalecidas a qualquer momento da minha vida, e não apenas no primeiro dia do ano.

É interessante o modo como nos enganamos, buscando ganhar mais um tempo fazendo o que não nos soma em nada, ou seja, "empurrando com a barriga", quando podemos a qualquer tempo decidir por comportamentos diferentes daqueles que vimos adotando, buscando tornar a nossa vida melhor.

Também se fala em definir metas para o novo ano no primeiro dia deste, mas e quando abrimos um negócio e necessitamos estabelecer metas, aguardamos que inicie o novo ano para então planejarmos?

Metas podem e devem ser estabelecidas a qualquer tempo. Assim como a mudança nos nossos hábitos e atitudes também. Podemos parar com qualquer vício a qualquer momento desde que tenhamos a firme vontade para tal. Podemos a qualquer tempo estabelecer que nossa familia merece mais atenção de nossa parte, e que podemos compartilhar de um pouco mais de tempo também com os nossos amigos, que a vida profissional precisa de uma maior organização e método, que podemos economizar em compras supérfluas e aplicar na compra de um bem imóvel, ou nas parcelas de uma viagem com a qual sonhamos, ou retornar aos estudos, ou ler no mínimo um livro por semana e que podemos dar uma atenção muito maior as coisas de Deus, o nosso Criador.

O que significa a virada de ano, a meu ver é o que significa a virada do dia. Podemos fazer da virada de cada dia uma festa ou sentir a cada final de dia o que sentimos ao final do último dia do ano. Muitos agradecem pelo ano que tiveram, pelas realizações pessoais e profissionais, pela familia pelo amor correspondido, pelo trabalho, pelo alimento...não serão estes os agradecimentos de todos os dias? O que compõe um ano inteiro não são os 365 dias?

Existe o encanto da festa, da união de todos os povos num só momento e isto sim, não é substituido por nada. De fato é um momento único, ou seja, um momento uma só vez por ano!

Somos todos seres racionais, iguais em suas necessidades primárias, apesar de culturas distintas, e em 365 dias, temos apenas um dia em que desejamos o mesmo...um feliz ano novo!

À poucos dias do final do ano, acompanhamos a Conferência Climática de Copenhagen envolvendo 37 países, onde discutiram sobre a redução da emissão de gases com o objetivo de diminuir o impacto que estes vêm causando no clima e consequentemente nos fenômenos da natureza, gerando grandes riscos para a humanidade, porém, como já era previsível, grande parte dos governantes se preocuparam apenas em zelar pelos seus interesses, arrisco até dizer que, possívelmente pessoais. Não chegaram a algum acordo mensurável.

E...muitos, alheios a esta triste realidade do descaso para com a vida de todos, mantém a unidade de pensamento apenas na intenção de dias melhores, repletos de alegria e realização.
Se sentimos a necessidade de fazer algo entendo que começar pela mudança em algumas pequenas atitudes seja uma boa opção. Ainda que não resolvamos o problema do mundo, somamos para um mundo melhor.

Abraços em todos e um Maravilhoso Ano Novo mais consciente!






Nenhum comentário:

Postar um comentário