sexta-feira, 17 de julho de 2009

Por um Fio, de Dráuzio Varella



Li uma indicação deste livro e tão logo pude, iniciei a leitura, que no mínimo me surpreendeu, pela simplicidade, humildade e cuidado com que o autor vai narrando fatos acontecidos ao longo da sua vida profissional e até mesmo pessoal. Momentos de decisões considerando os erros e acertos, são descritos com detalhes.

Muito me emocionou a sua percepção sobre as dores e angústias dos seus pacientes quando estes percebem que suas vidas estão por um fio. E, mais ainda é a mudança que se opera nos pacientes terminais, que diante da morte próxima, iniciam transformações em si, e bem diferente do que se imagina, estas transformações em sua maioria, são positivas, segundo o autor Drauzio Varella.

Como o autor mesmo diz num trecho do seu livro "Custei a aceitar a constatação de que muitos de meus pacientes encontravam novos siginificados para a existência ao senti-la a esvair-se, a ponto de adquirirem mais sabedoria e viverem mais felizes que antes, mas essa descoberta transformou minha vida pessoal: será que com esforço não consigo aprender a pensar e a agir como eles enquanto tenho saúde?"


Adorei o livro e indico porém com algumas reservas. Pessoas que estejam passando por períodos de depressão ou que sofram de hipocondrismo, devem evitar a leitura.

O livro é rico em detalhes sobre doenças e sua sintomatologia.

Um comentário:

  1. O livro é realmente isso. Lindo em sua mensagem. É uma leitura difícil que só consegui fazer depois de alguns anos de ter vivido história semelhante. Mas recomendo sempre.

    ResponderExcluir