domingo, 19 de abril de 2009

A Fórmula


Após alguns longos anos de observação e muita leitura, posso afirmar e, sem receio de errar, que fórmulas reais, só mesmo aquelas que envolvem uma boa ciência exata.Quando se fala em seres humanos, e aí envereda-se para a ciência humana..."o buraco é mais em baixo".

Gosto de literatura de auto-ajuda. Já li e ainda leio diversos livros de autores que encontraram a fórmula para uma série de assuntos problemáticos do ser.

Encontraram mesmo? Se assim fosse, fácil seria superar qualquer dificuldade emocional. Os terapeutas estariam "quebrados".
Naturalmente que a experiência pessoal dos autores é importante, mas não mais importante quanto a experiência e percepção de um amigo que decide se abrir comigo, tomando um bom café, num final de tarde.
Leio um destes com o interesse de buscar conhecer experiências diversas às minhas.Não busco fórmulas, nem soluções rápidas. O que é solução para uns, não é solução pra mim e vice-versa.
Porém, somando-se as diversas informações, consigo formar uma boa massa critica, que é sempre bem vinda.
Conheço muitas pessoas que se incomodam em assumir que gostam deste estilo de literatura.
É mais uma oportunidade que surge, de observá-los.Tento perceber o que pode haver por trás dessa atitude.Entendo que muitos autores apelam, a tal ponto que chegam a cair no ridiculo, mas em contrapartida, há autores que desenvolvem muito bons textos, geradores de bons "insights".
É tão desconfortável assim se deparar com as angústias do próximo e perceber que são tão semelhantes as nossas? Ou será que não precisam conhecer mais nada sobre o que gira e acontece em torno de sí?
Sabe-se lá!Repito...não há fórmulas. Não conhecemos quase nada do outro para chegar a definir os motivos disso ou daquilo.
Quantas vezes levamos até alguns anos para entendermos as nossas decisões tomadas? E chega alguém tão prepotente querendo saber mais sobre o que nem nós sabiamos.
Literatura, seja qual for o estilo, desde auto-ajuda, até ficção, épicos e por aí vai...., todo o conteúdo tem orígem na percepção do autor e de como ele vê o que acontece dentro e em torno dele.

Gostaria de poder deixar como herança alguma fórmula de como ser feliz, de como alcançar o sucesso, ou mesmo de como criar filhos perfeitos, mas o gostoso da vida é a constante busca pela FÓRMULA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário