quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Amor - O Dom Supremo

Nos últimos anos tenho apresentado certa resistência aos livros do Paulo Coelho, e a tudo o que envolve o nome dele, por motivos pessoais, porém, na semana passada, um livro veio parar em minhas mãos e nunca resisto, quando percebo que algo divino envolve a situação.
Estava indo em direção a um Shopping, para visitar um amigo meu que tem lá uma loja e ia envolvida em pensamentos não muito bons. Vinha nos últimos dias passando por algumas decepções de ordem afetiva, envolvendo pessoas de passado distante e uma situação bem atual. Situações distintas, porém comportamentos que me decepcionaram e me levaram a reflexões sobre o amor e tudo o que envolve esse sentimento. Não o amor passional, carnal, mas o amor universal, aquele amor que devemos ter pelas pessoas próximas, pelo menos um mínimo de respeito, consideração, compaixão, empatia, enfim, ...me envolvi de tal modo nestes pensamentos que quando percebi, estava com lágrimas nos olhos, triste, abatida, ao me dar conta de que as pessoas estão perdendo a noção da razão pela qual estão vivendo neste mundo. Esqueceram a que vieram. Perderam o sentido, o real motivo de estarem aqui. Se deixam envolver por tudo o que é apaixonante no mundo e se esqueceram que estas paixões geram um vazio enorme. Os momentos mais prazerosos e felizes dos quais nos lembramos, são naturalmente os mais simples, que não têm relação nenhuma com as loucuras que o mundo nos oferece e que nos levam ao desequilíbrio emocional e espiritual.
Pois bem. Cheguei ao shopping e antes de ir falar com o meu amigo, passei numa livraria para comprar uns livros de Gestão de Pessoas e um vendedor muito atencioso, o Sr. Jorge, me atendeu, perguntou sobre o que eu buscava, me mostrou os lançamentos, mas por alguma razão, me disse:
"Sei que não tem relação com o que a Sra. procura mas tenho um livro maravilhoso que gostaria de lhe mostrar. Posso?" O vendedor estava sendo tão atencioso que minha resposta só podia ser "sim".
E lá veio o Sr. Jorge com o livro na mão. " Olhe é este o livro, "O Dom Supremo", livro fininho, rápido de ler, parece não ter nada de especial, mas é um livro maravilhoso, de grande conteúdo, porque fala do amor." Opa! Opa! Meu alerta ligou na hora! Estava acabando de fazer reflexões sobre o tema, e alguém me apresenta do nada, um livro com conteúdo sobre o tema. Olhei o autor Henry Drummond, não conhecia. Olhei o tradutor, Paulo Coelho. Torci a boca. O Sr. Jorge percebeu. Perguntou: " Não gosta dele?" Respondi: "Atualmente não. Já gostei." Mas o vendedor foi firme ao me convencer. " Olhe, esqueça o tradutor. O autor é fantástico. Ele estava inspirado quando fez esse sermão e escreveu o livro. Leve. A Sra. não vai se arrepender."

Enfim, comprei e não me arrependi. Recomendo o livro para aqueles que desejam saber o que é o amor, em poucas palavras, de maneira simples, objetiva e real.  Encontrei as respostas para as minhas reflexões. A carapuça me serviu muito bem. Não tenho que questionar nada. Meu papel é amar, mais e mais, inclusive àqueles que me machucaram e que não souberam me amar. Também preciso sempre me lembrar a que vim e porque estou aqui neste mundo. Não vim a passeio. Não é fácil, ninguém disse que seria. Mas com amor tudo é muito mais bonito e nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário